domingo, 25 de julho de 2010

Afinal, qual o sentido da morte?

Duas notícias me chocaram um pouco essa semana. A primeira foi quarta feira, quando o sobrinho da minha tia faleceu. Ele tinha 17 anos e estava com leucemia há uns 2 anos. Incrível que ele fez todo o tratamento, a médica afirmou que ele estava curado e uma semana depois a doença voltou com tudo, ele não quis mais se tratar e morreu uns dias mais tarde.
Estranho que quando a minha tia, que mora no Nordeste, falou que ia vir para o Paraná o visitar, ele falou assim: "não precisa vir tia, eu vou morrer antes de você chegar"
E assim aconteceu...
[sexto sentido? parece que sabemos quando é nossa hora...]


A outra notícia foi hoje de manhã, quando chega uma mensagem no meu celular que a irmã de um amigo meu sofreu um acidente na pista e morreu. 22 anos, linda, simpática, querida por todos e uma vida que do nada, se acaba, se vai...
A outra garota que estava no carro com ela teve somente alguns ferimentos
Comooo?
A cidade hoje se encontra em luto...


E EU ME PERGUNTO: 
Por que eles morreram?
Vendo esse tipo de coisa, minha mente entra em crise, uma vez que a morte sempre mexeu muito comigo, sempre me despertou os sentimentos mais confusos em minha vida
Por que um garoto de 17 anos, que tem toda uma vida, morre por uma doença maldita como essa?
Qual o propósito de se existirem doenças que acabam com toda uma vida?
E o pior? Qual o tamanho do sofrimento, o preço a se pagar, pra fazer com que esse garoto abandone o tratamento? Ou seja... que abandone a vida
O que leva a doença a vencer? E ele desistir de TUDOOO...
Que vida é essa? que mundo é esse que uma pessoa acaba se cansando de viver a ponto de realmente desejar a morte, buscando assim um descanso para seu corpo?
Em que momento ele se tornou um suicida? Desejando seu próprio fim?
E a garota? Por que chegou a hora dela?
O que estava escrito em seu destino, para que do nada ela não estivesse mais aqui?
Muitas vezes fico com medo de fazer algo grandioso na minha vida, achando que esse fato é minha meta na terra e que logo em seguida irei morrer por já ter cumprido o que devia ser feito aqui.
Mais o que um garoto de 17 anos e uma garota de 22 podem ter feito de tão grandioso pra irem embora dessa forma? Por que eu não acho justo uma pessoa morrer assim...
Qual o sentido da morte dos dois? Ou melhor, qual foi o sentido deles em terra?
adotar um cachorro... que se não fosse seria morto um dia depois?
tirar um 100 na faculdade... que te garantiria um bom emprego?
sair com aquela amiga que iria entrar em depressão?
Será que Deus realmente escreve certo por linhas tortas?
Será que nunca iremos entender os mistérios da morte?


Dizem as escrituras sagradas: "Para tudo há o seu tempo. Há tempo para nascer e tempo para morrer". A morte e a vida não são contrárias. São irmãs. A "reverência pela vida" exige que sejamos sábios para permitir que a morte chegue quando a vida deseja ir.




Dedicado a Victor Hugo e Amanda Fascini
que a morte seja somente o começo para vocês...
paz, é o que desejo!

3 comentários:

  1. Eu já penso diferente, meu medo não é criar um grande objetivo e morrer depois de concluí-lo, é criá-lo e morrer antes disso.
    Sempre disse que o meu maior medo é da morte. Não tem como esquivar-se e cedo ou tarde chega.
    Não que eu seja contra o desistir, só acho que não devemos abaixar a cabeça enquanto houver esperança, mas também acredito que só quem sabe o que passa, é que passa, entende?
    Acho que o máximo que podemos fazer é tentar o nosso melhor durante a vida. Viver intensamente para morrer sem arrependimentos.
    Por mais que digam que não, a vida é muito curta, nunca é o suficiente para realizar a quantidade de sonhos que um coração humano suporta.

    E sinto muito pela sua perda.

    ResponderExcluir
  2. Muito foda o post! Tem um texto, que foi feito na morte do Bussunda, que se parece com este que vc escreveu e fala mais ou menos isso. Está tudo bem, e de repente... acabou. Se pensarmos, não tem sentido algum, mas um relato como esse do garoto que vc falou são os que mais me impressionam. Eu gosto muito de livros espíritas e vários deles relatam fatos como esses, da pessoa meio q "adivinhar" a morte. Dá arrepios mas ñ dxa de ser intrigante, rs

    Creio que a morte nada mais é do que a passagem para outro lugar, se assim não fosse, creio que a pergunta deveria mudar. Seria "qual raios é o sentido da Vida?"

    Muito bom hein, poderia dar uma filosofada grande por aqui, rsrs...

    Abraço
    http://falandoprasparedes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. nossa bem trágico D:

    mas a morte é sempre um assunto mto tenso

    http://chiqueeordinario.blogspot.com/

    bezo volte sempre ;*

    ResponderExcluir

Expressar sua opinião é sempre bom, obrigada!